quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PREPARE PARA APOSENTAR




PROGRAMA DE PRÉ APOSENTADORIA
Foram seis meses de pesquisas e estudos em -  2011.
Implantação em 2012
Assistente Social Marta Cristina de Almeida Leme

                                       


PROGRAMA DE PRÉ-APOSENTADORIA
 “DE BEM COM A VIDA“ - 2011 e 2012





         
Técnico responsável: Assistente Social Marta Cristina de Almeida Leme

            Justificativa:
           
            O programa de pré-aposentadoria “DE BEM COM A VIDA” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Administração, voltado para os servidores da Prefeitura de Piracicaba, em consonância com as políticas públicas fundamentada na Política Nacional do Idoso, amparada pelo artigo 230 da Constituição Federal e regulamentada pela Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003/Estatuto do Idoso, Cap. VI, Art. 28/O Poder Público criará e estimulará programas de: II – preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 1 (um) ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania. No entanto, a aposentadoria é um direito conquistado e preparar para aposentadoria é Lei Federal.
            A aposentadoria é o marco visível do envelhecimento e a ruptura do trabalho pode ser dramático.
            Preparar para aposentadoria é tempo para despertar para mudanças, planejar, conhecer melhor a si mesmo... Porque não se aposenta da vida.
            A aposentadoria é um momento de mudança na vida das pessoas, sendo este período resultante da maneira como foi organizada a vida, a importância dada ao trabalho e os vínculos sociais. Se os laços afetivos foram preservados terá retorno do que foi dado.
           Cada pessoa investe mais ou menos na vida profissional segundo suas necessidades, suas motivações e suas aspirações. A aposentadoria é o momento de reestruturação da identidade pessoal e estabelecimento de novos pontos de referência.
            Para muitos, a aposentadoria que durante a vida profissional poderia ser considerada um objetivo, agora pode representar perdas do status social de servidor ativo para a condição de inativo. Se não houver planejamento para aposentadoria, ao mesmo tempo em que se tem uma sensação de liberdade a um sentimento de exclusão, que pode levar a depressão, surgimento de doenças e outros malefícios.
            Muitos questionamentos surgem neste período: Aposentadoria é prêmio ou castigo? Aposentei e agora? Como lidar com a fase de transição de pré para aposentadoria? O quê muda no salário? Vou perder assiduidade? O adicional diploma?? Como controlar o orçamento na aposentadoria? Tenho dúvidas quanto a Previdência! Vou perder os vínculos afetivos com os amigos? Como será o acolhimento familiar?  O quê estou sentindo nesta fase: solidão, isolamento, medo? Vou voltar ao mercado de trabalho? Prestar serviço voluntário? É momento para reinventar? Vou contatar com aposentados bem sucedidos e ficar de bem com a vida!
            O programa de preparação para aposentadoria, consiste em acolher os servidores com possibilidade de aposentar nos próximos dois anos, suavisando o impacto que esta nova fase da vida pode causar, a partir de informações e reflexões sobre diversos temas e assim poder decidir o planejamento de bem estar e de qualidade de vida.
            Cabe ressaltar, que o programa de bem com a vida servirá de ponte para a inclusão no programa social VIVA MELHOR (IPASP)..
            O programa social “VIVA MELHOR” do IPASP – Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipal de Piracicaba, que oferece semanalmente atividade física, palestras educativas com temas variados desde 2009(viste o site do IPASP).
           

             Objetivo: A missão do PPA – DE BEM COM A VIDA é oferecer aos servidores em fase de aposentadoria informação, reflexão e planejamento de vida após a aposentadoria com novas perspectivas de qualidade de vida.
            O “DE BEM COM A VIDA” visa contribuir para resgatar sonhos, repensar os princípios e valores, despertar mudanças biopsicossociais.
            O “DE BEM COM A VIDA” procura incentivar a construção de um novo projeto de vida e bem estar na condição de aposentado, através de palestras e dinâmica de grupo.
            Como resultado, o programa espera contribuir com a elevação da auto-estima e minimizar os conflitos existentes nessa fase.

            Público-alvo: servidores com antecedência de 02 anos da aposentadoria.
           
            Metodologia:
                       
            O programa adota uma metodologia participativa, através da identificação do perfil do grupo, interesses, angustias e perspectivas no processo de aposentadoria.
            Como suporte técnico de palestrantes, a equipe de multidisciplinar formada por servidores municipal na ativa habilitados para cada assunto: Médico, Psicóloga, Professor de Educação Física, Fisioterapeuta, Dentista, Assistente Social, Nutricionista...  Os quais serão identificados e convidados a contribuir com informação pertinente ao tema (temas: Aposentadoria, abordagem emocional e auto-estima, cidadania e a comunidade onde moro, atividade física e lazer, alimentação, trabalho após aposentadoria, construção do plano para o futuro, orçamento doméstico, IPASP e o programa social VIVA MELHOR com depoimentos de aposentados bem sucedidos).
            As ações e atividades para implantação serão desenvolvidas através de: Identificar parceiros e estabelecer contatos; confecção do logo e folder; convites/divulgação; preparação para o encontro mensal; atividade externa e outras que poderão surgir.
            O programa “DE BEM COM A VIDA” proporcionará estudar, avaliar, refletir, reconstruir e partilhar os conhecimentos acerca das características do processo de envelhecimento e aposentadoria, através de questionário a ser elaborado e distribuído.   

ORIENTAÇÕES PARA OS PALESTRANTES:
            -    Tema desenvolvido limitado e específico para o PPA.
-        Que seja servidor público, a fim de valorizar os bons profissionais que a Prefeitura tem;
-        Comunicar que ele tem 1h para explanação e se não for suficiente poderá utilizar a 1h após o intervalo;
-        avisar se vai utilizar pen-drive, notebook, telão...
-        pedir para que traga por escrito os recursos disponíveis existentes para serem utilizados.
-        Se possível deixar cópia da explanação para documentar a informação recebida pelos servidores. (FUTURAMENTE AUXILIARÁ NA ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA DO PPA DE BEM COM A VIDA).
-        Formalizar o pedido para disponibilizar o palestrante através de memorando ou ofício.

            Monitoramento e avaliação:
-        Documentar, avaliar mensalmente a cada atividade realizada. (avaliar a qualidade e quantidade)
-        Caixa de SUGESTÕES.
-        Aplicar questionário avaliativo
-        Relatório anual.

           Calendário e atividades: considerando que o programa adota uma metodologia participativa, o cronograma poderá ser modificado, após avaliação mensal, ou conforme disponibilidade do palestrante.
                      


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


-        ALMEIDA, Vera Lúcia Valschi, Modernidade e velhice. Revista Quadrimestral do Serviço Social, ano XXIV, n. 75, p. 35- 54, set. 2003.
-        BERZINS, Marília Anselmo Viana da Silva. Envelhecimento populacional: uma conquista para ser celebrada. Revista Quadrimestral do Serviço Social, ano XXIV, n. 75, p. 19-34, set. 2003.
-        BRASIL. Estatuto do Idoso. 4ª ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2009.
-        BRUNO, Marta Regina Pastor. Cidadania não tem idade. Revista Quadrimestral do Serviço Social, ano XXIV, n. 75, p. 74-83, set. 2003.
-        GIAQUETO, Adriana; SOARES, Nanci. O trabalho e o trabalhador idoso. In: LOURENÇO, Edvânia Ângela de Souza; BERTANI, Iris Fenner; SILVA, José Fernando Siqueira da et. al. (Orgs.). Trabalho, saúde e serviço social: textos apresentados no VII Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca e V Seminário O trabalho em debate. Curitiba: CRV, 2010. cap. 7. p. 79-94.
-        MERCADANTE, Elisabeth F., Velhice: a identidade estigmatizada. Revista Quadrimestral do Serviço Social, ano XXIV, n. 75, p. 55-73, set. 2003.
-        VERAS, Renato. A longividade da população: desafios e conquistas. Revista Quadrimestral do Serviço Social, ano XXIV, n. 75, p. 05-18, set. 2003.
-        SITES: IPASP, PREVIDÊNCIA SOCIAL, MINISTÉRIO DA SAÚDE e vários sobre Pré-aposentadoria (GOOGLE).


em 2009 e 2010 - VIVA MELHOR (IPASP)




Nenhum comentário:

Postar um comentário