quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Genealogia da família Almeida Leme


A genealogia é uma ciência auxiliar da história que estuda a origem, evolução e disseminação das famílias e respectivos sobrenomes."

Os pais dos meus avós materno vieram da Europa: Avô sobrenome Córdoba (Espanha) e avó sobrenome Vicentin (Itália).
Minha bisavó paterna da Alemanha, sobrenome: Hellmeister. E meu pai, com sobrenome Almeida Leme de Portugal, a saber: 

Genealogia da família Almeida Leme
(da Bélgica para Portugal (Ilha da Madeira), e depois para o Brasil)
Eu sou descendente de  "Martim Lems" (Bélgica/ século XIII).LEMS teve sua origem na cidade de Bruges, Condado de Flandres, onde, no início do século XII, se encontravam os seus ancetrais mais remotos. Em 1284, em Bruges, por chefiar uma revolta contra Guido Dampierre, conde de Flandres, que pretendia abolir os privilégios da nobreza, foi decapitado Lambert Lems.MARTIM LEMS, cavaleiro e rico, vivia em companhia de um irmão Guillaume Lems, descendentes de antiga e nobre família de Berghes - São Wenoch; em 1393, usou o seu escudo com o brasão:


De seu casamento, teve dois filhos nascidos em Bruges: Charles Lems, almirante de França no reinado de Carlos VII em 1422.  E seu outro filho com mesmo nome, Martim Lems, este, em 1420, em companhia de outros fidalgos flamengos enviados a Portugal pelo duque de Borgonha, Charles le Hardy, seguiu Martim Lems, sendo bem recebidos em Lisbôa, onde alterou seu nome para Leme; de sua união com a dama Leonor Rodrigues,nasceram seus seis filhos: Luis Leme, Martim Leme, Rodrigo Leme, Catarina Leme, Maria Leme, Antônio Leme.
O filho, "Antonio Leme", nasceu na Ilha da Madeira, consta na carta registrada na Torre do Tombo, em 12 de novembro de 1471, por serviços prestados a Portugal, o rei Afonso V o fez fidalgo de sua casa, conferindo-lhe o fôro de cavaleiro e mais, fez-lhe mercê de poder usar das armas dos Lemes, concedeu a seus descendentes o brasão.



BIBLIOGRAFIA
  GRELLET, Joaquim de Almeida Grellet. Os descendentes do Capitão-mór de Sorocaba José de Almeida leme. Campinas: Editora Palmeiras Ltda, 1979.

-  LEME, Pedro Taques de Almeida Paes. Nobiliarchia Paulistana Histórica e Genealogica Tomo III (segunda tiragem da edição comemorativa do IV centenário da fundaçã de São Paulo). Livraria Martins Editora.





Meu bisavô paterno Francisco e a bisavó Francisca de Almeida Leme
(ano da foto: entre 1953- 54)


FLORIVALDO DE ALMEIDA LEME - CHICOCA
Meu pai



MARIA LUISA DE ALMEIDA LEME
Minha irmã.



MARIO LUIS DE ALMEIDA LEME
Meu irmão Mário voltou da Itália Campeão mundial no lançamento do martelete de 15.880 kg.
Vice-campeão mundial no lançamento do martelo de 7.260kg
(Categoria M45)
Ele esteve nos Jogos Mundias master realizado em Turim (Itália), de 01 a 10 de agosto de 2013.
(JORNAL A GAZETA DE PIRACICABA, 24 de agosto de 2013).


Um comentário:

  1. Gostei deste Brasão, pois penso que, possa pertencer a ele também, meu nome é Gentil de Almeida Leme Neto, meu avô paterno Gentil de Almeida Leme , nasceu em Botucatu, e bisavó
    s em Piracicaba, Hugo de Abreu Leme,
    Abçs.

    Gentil

    ResponderExcluir